O mundo busca gestores dinâmicos e empreendedores e o primeiro passo para esta excelência contemporânea é o aprimoramento contínuo de suas competências e habilidades, tornando-se pró-ativo ao mercado e ao próprio mundo. Nosso objetivo é partilhar caminhos para tal."É preciso mudar, e para mudar é preciso fazer diferença, e para fazer diferença é preciso pensar diferente, e pensar diferente é quebrar paradigmas, é preciso, portanto,acreditar em si mesmo.” NHS

NOSSAS POSTAGENS

A amizade é a certeza de que não estamos sozinhos e que a felicidade é uma dádiva que deve ser dividida. ( The friendship is the certainty of that we are not alone and the happiness is a gift that must be divided.)



segunda-feira, 10 de janeiro de 2011


A Educação no Brasil começa assumir luz própria.


Primeiro de Janeiro de 2011 – A Presidenta Dilma Roussef diz em seu discurso de posse que a Educação é prioridade em seu governo, tendo o professor no comando. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, diz, em seu discurso de reeleição, que é a vez da Educação e diz que seu Estado – penúltimo no INDEB 2009 – estará entre os cinco melhores do país.

Há trinta anos no magistério, inovando a cada dia, acreditando sempre que a Educação é o caminho de toda sociedade democrática, sofrendo o enfraquecimento do respeito e do valor; fico, mais uma vez, empenhado em crer que há uma luz no fim do túnel.

O Brasil viveu nos últimos oito anos o esquecimento da Educação, pouquíssimo se fez para fazer a diferença, para realmente avançar. Não vimos em âmbito nacional uma ação concreta que gerasse a curto ou médio prazo uma mudança significativa. Construiu-se pouco, pensou-se pouco, discutiu-se pouco e erradamente, envolve-se pouco o corpo docente, valorizou-se pouco os profissionais da área.

Educação se faz a partir das bases. Gastou-se muito para uma tentativa frustrada de se discutir um “programa” que pouco produziu efeitos duradouros. Verbas são importantes, se seguidas de atitudes adequadas. A primeira dela é a valorização do professor e a restituição de sua dignidade e imagem na sociedade. Afinal, ele é o principal agente de todo o processo. Não é preciso algo mirabolante para sua melhoria. O que as grandes nações fazem para que sua educação seja de qualidade e vislumbre as verdadeiras mudanças, criando pensadores, não apenas técnicos? Tomemos por base modelos que deram certo. Educação nasce da filosofia dos pensadores, que encontra homens com interesse em tornar sonho em realidade. Este é fundamento de toda ciência.

As escolas estaduais – RJ – ganharam vários suportes didático-pedagógicos. Benfeitorias que tornam mais digna a estada do professor em suas dependências. O corpo docente ganhou um notebook com modem de internet (Esqueçamos no momento a performance do computador e a abrangência do modem – não há sinal da operadora escolhida em todas as cidades.). Tais ações beneficiam a aula diante de um bom planejamento. Isto é luz no fim do túnel. Reforçada pelo compromisso do Governador.

Bom poder ver ressurgir essas esperanças em governantes que colocam a Educação como prioridade. Certamente, se cumprirem e não deixarem se aniquilar pelas políticas equivocadas, pelos políticos corruptos e profissionais incompetentes, poderemos ver em breve o nascer de um novo tempo, pois só pela Educação se fazem as verdadeiras mudanças.

É uma pena que a maioria dos políticos não queira ver isso.

Parabéns à Presidenta do Brasil e ao Governador do Estado do Rio de Janeiro pelo posicionamento.

Nenhum comentário: