O mundo busca gestores dinâmicos e empreendedores e o primeiro passo para esta excelência contemporânea é o aprimoramento contínuo de suas competências e habilidades, tornando-se pró-ativo ao mercado e ao próprio mundo. Nosso objetivo é partilhar caminhos para tal."É preciso mudar, e para mudar é preciso fazer diferença, e para fazer diferença é preciso pensar diferente, e pensar diferente é quebrar paradigmas, é preciso, portanto,acreditar em si mesmo.” NHS

NOSSAS POSTAGENS

A amizade é a certeza de que não estamos sozinhos e que a felicidade é uma dádiva que deve ser dividida. ( The friendship is the certainty of that we are not alone and the happiness is a gift that must be divided.)



domingo, 5 de outubro de 2008

UM OLHAR ESPECIAL PELA EDUCAÇÃO


Como educador, é fácil perceber, quando se fala em Educação, que a estrutura educacional brasileira é provida de dúvidas, inseguranças, incertezas e incredibilidade. Todos nós sabemos reconhecer as razões que nos levam a esta percepção: investimentos insatisfatórios, programas educacionais ultrapassados e burocráticos, visão não gerencial para uma ação docente gerencial; portanto, políticas sem base para uma construção didático-pedagógica cidadã. Poucos vislumbram a educação como único resultado positivo de uma Nação livre e democrática; poucos ousam em ser verdadeiros agentes transformadores, pois não é a curto prazo e, infelizmente, o esquecimento é fato certo. Engano! A memória cultural é parte da história de um povo. Aquele que constrói é parte dessa história e será sempre lembrado. E por ver neste espaço um olhar especial à educação e à cultura, é que partilho minha história como educador com a crença de que homens sérios podem reconstruir uma educação séria, madura, contemporânea, inovadora, revolucionária.
Tive o privilégio de poder lançar ano passado, na XIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o livro “PROVA – A ferramenta pedagógica do professor”, em que abordo os principais recursos pedagógicos para auxiliar a confecção do instrumento avaliativo prova, tão criticada e mal estruturada como um verdadeiro recurso didático. Incluí, também, o uso das Inteligências Múltiplas do professor Howard Gardner, da Universidade de Harvard, em prova escrita. Este, ao ler meu trabalho, mostrou-se satisfeito em saber que nos preocupamos com a qualidade da performance de nossos alunos ao serem avaliados. E devido a tudo isto, tenho tido contato com muitos professores e escolas, vivenciando de perto o que é real na educação brasileira. Encontramos professores descrentes, insatisfeitos e, claro, sonhadores. Aqueles que querem fazer a diferença. Querem investir em sua capacitação, querem reformular conceitos, querem inovar; mas não possuem recursos para tal. Este foi um dos motivos de desenvolver um livro dinâmico e objetivo, com preço acessível, mas de valor enorme, pois é prático no dia a dia do professor. É assim que vejo os investimentos maiores: práticos, reais.
Gostaria de citar os conceitos de fundamento da
educação baseado no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors: Os quatro pilares da educação: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser. Se pensarmos em educação como uma ação real de desenvolvimento, auxiliaremos nossos alunos a desenvolverem suas competências (Aprender a conhecer); dando espaço ao desenvolvimento de suas habilidades, através de uma poderosa frente de empregos, pois há qualificação (Aprender a fazer); partilhando de uma ação social solidária e participativa (Aprender a viver); formando cidadãos conscientes e empreendedores (Aprender a ser); portanto, criando uma NAÇÃO DESENVOLVIDA.

Nenhum comentário: