Sugerimos alguns caminhos para se fazer sucesso nessas provas, tanto do ponto de vista daquele que ensina como daquele que aprende.
Professor Nicolau Salerno
1.
Ensine o aluno a compreender o texto,
identificando nele as seguintes partes:
1.1 O TEMA
Ocorre no início do texto, geralmente no
primeiro período ou no primeiro parágrafo.
Identificado o tema, circule no texto as
palavras-chave, ou seja, as palavras que estão relacionadas ao tema e
caracteriza o seu conteúdo.
1.2 Os argumentos e/as justificativas.
Os parágrafos seguintes, que representam os
argumentos e/ou justificativas, desenvolvendo o que foi proposto na introdução.
1.3 A conclusão
Ocorre no final do texto e representa a
argumentação final em forma de fechamento, ou seja, conclui o desenvolvimento
com uma frase que resume ou amarra o tema.
No caso de texto narrativo, é o clímax do que foi narrado.
Faça o aluno perceber a proposta do texto
antes de ir às questões, que geralmente apresentam alternativas muito parecidas
gerando dúvidas.
1.
Se o texto for não-verbal (imagem, charge) ou um
gráfico.
Treinar.
Eis a competência adquirida através da prática. Não há excelência sem o árduo trabalho do
treino. Faça seus alunos verem além da
imagem, além do gráfico, interpretando intenções e opiniões, pesquisas e
resultados.
2.
Respondendo questões objetivas (Identificando a
alternativa correta.)
Analisemos este tópico sob dois olhares: o
do aluno e o do professor. O primeiro, o “desconstrutor” da questão; o segundo,
o construtor, que carrega a responsabilidade de ser claro, preciso e habilidade
em questionar com o objetivo de investigar, identificar e qualificar.
2.1
Do ponto de vista do aluno
É claro o objetivo do aluno é acertar
as respostas. Na maioria das vezes, talvez movido pela
expectativa do sucesso, lê o texto e parte, imediatamente, para as questões,
procurando a resposta certa. Seguindo os
passos dos itens anteriores, oriente seu aluno a eliminar as alternativas
improváveis; afinal, num conjunto de cinco, quatro estão erradas.
Oriente os seus alunos e treine com eles
como reduzir o número de possiblidades, fazendo a eliminação. Mostre para ele que se diminue a chance de
erro. Duas dicas para o aluno desconstruir
a prova:
è
Interpretar o enunciado da questão, verificando com exatidão o comando;
è
Faça o mesmo no enunciado o que faria no texto: identifique o que é pedido e
circule as palavras-chave.
3.2 Do ponto de vista do professor
Você é a peça principalmente neste processo
pedagógico, é você quem conduzirá o aluno/candidato ao acerto. Portanto, use um comando preciso, não peça numa mesma questão duas respostas,
atente para a parametrização, ou seja, terá facilidade de corrigi-la? Utilize o
recurso da metalinguagem, ratificando a pergunta.
Deve-se construir uma prova que tenha o
perfil da turma e do trabalho realizado em sala de aula, pois este instrumento
faz parte de todo o processo pedagógico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário