A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS
Segundo o educador espanhol Fernando Hernández, tudo o que se realiza dentro da escola pode ser desenvolvido através de projetos. “O modelo propõe que o docente abandone o papel de transmissor de conteúdos, para se transformar num pesquisador”. O desenvolvimento da pedagogia de projetos representa a solidificação da organização dos planejamentos anuais, afinal, projetos são fragmentos desses planejamentos e tendem, portanto, a ser mais bem elaborados e funcionarem com mais eficiência. O grande entrave dos projetos pedagógicos é a visão nada realista de sua aplicabilidade. É preferível pensar em projetos de curto prazo, cuja chance de darem certo é bem maior. Pense em um ou dois meses para cada projeto.
Todo planejamento do projeto tem necessariamente de ser partilhado entre todas as partes envolvidas. Estamos nos referindo a professores, alunos, coordenação e demais repartições da escola, cuja participação se efetiva pela necessidade do projeto. A liderança é apenas um elemento interpessoal para a manutenção e cumprimento dos prazos estabelecidos. Lembre-se: “Quando se falha em planejar, planeja-se falhar.”
Vimos realizando alguns projetos interessantes, cujos resultados em sua aplicação foram eficientes e demonstraram conseguir o interesse de todo o grupo participante. Um desses projetos foi “BRINCANDO COM AS PALAVRAS ATRAVÉS DOS TRAVA-LÍNGUAS”.
Veja algumas fotos. Se desejar conhecer o projeto, entre em contato pelo e-mail: ferrementapedagogica@oi.com.br.
Segundo o educador espanhol Fernando Hernández, tudo o que se realiza dentro da escola pode ser desenvolvido através de projetos. “O modelo propõe que o docente abandone o papel de transmissor de conteúdos, para se transformar num pesquisador”. O desenvolvimento da pedagogia de projetos representa a solidificação da organização dos planejamentos anuais, afinal, projetos são fragmentos desses planejamentos e tendem, portanto, a ser mais bem elaborados e funcionarem com mais eficiência. O grande entrave dos projetos pedagógicos é a visão nada realista de sua aplicabilidade. É preferível pensar em projetos de curto prazo, cuja chance de darem certo é bem maior. Pense em um ou dois meses para cada projeto.
Todo planejamento do projeto tem necessariamente de ser partilhado entre todas as partes envolvidas. Estamos nos referindo a professores, alunos, coordenação e demais repartições da escola, cuja participação se efetiva pela necessidade do projeto. A liderança é apenas um elemento interpessoal para a manutenção e cumprimento dos prazos estabelecidos. Lembre-se: “Quando se falha em planejar, planeja-se falhar.”
Vimos realizando alguns projetos interessantes, cujos resultados em sua aplicação foram eficientes e demonstraram conseguir o interesse de todo o grupo participante. Um desses projetos foi “BRINCANDO COM AS PALAVRAS ATRAVÉS DOS TRAVA-LÍNGUAS”.
Veja algumas fotos. Se desejar conhecer o projeto, entre em contato pelo e-mail: ferrementapedagogica@oi.com.br.
Um comentário:
Só ensinando,você não para meu Deus.Ve se descansa mais valeu por esse trabalho,continue assim.
Postar um comentário